
Workforce Management


Disponível em Português, Inglês e Francês

Field Service & Workforce Management
Líderes na Gestão de Operações e Força de Trabalho no terreno, nas áreas de Telecomunicações, Energia e Serviços.
O Field Service da LiveSolutions permite às empresas gerir a sua força de trabalho com mais eficiência, reduzindo custos e garantindo uma visão em tempo real de todas as operações da sua empresa.
A solução da LiveSolutions permite controlar todas as fases das suas operações no terreno, projetos/ordens, documentação, orçamentação, planeamento, gestão de pendências, logística de materiais e equipamentos por equipa/entidade, atribuição de equipas por rotas geográficas, uberização, registo de produção (CheckList, tarefas, materiais e fotos), mobilidade e Dashboards de execução em tempo real, validação produção, encomendas, faturação e controlo de custo/proveito por projeto/ordem, tudo executado numa só plataforma e possibilita a integração com soluções e software de terceiros.
Integração automática de soluções de Field Services existentes no mercado das áreas de Telecomunicações (Construção FTTH e Rede Cliente / Móvel), Energia e Serviços.
E-Redes Distribuição (EDP), MEO, Vodafone, NOS, NOWO, DSTelecom, Portgás, Galp.
Controlo
- Logística de Materiais Próprios e de Cliente.
- Controlo Mão de Obra própria, Equipamentos e despesas.
- Gestão de Contratos de Cliente e Subempreiteiro.
- Autos de Produção/Encomendas e Faturação Cliente.
- Controlo de Custos e Faturação por Projeto/Ordem.
- Mapas, Relatórios e Gráficos de Controlo.
Produtividade
- Redução de Recursos, aumentando o Controlo da Operação.
- Atribuição e Planeamento com Soluções de Georeferenciação e possibilidade de “Uberização“.
- App Móvel para Registo de Produção.
- Dashboards de Execução em Tempo Real.
Integração
- Integração com soluções de Field Service existentes nas áreas de Telecomunicações, Energia e Serviços.
- Possibilita a fácil integração com soluções de Software externos.
Módulos
Projetos/Ordens
- Importação de Ordens via Excel
- Ficha de Ordem/Intervenção
- Tipos de Intervenção, Tipo de Ordem, Localização, Cliente
- Gestão do contrato por Contrato ou Orçamento
- Criação de Centro de custo de mão-de-obra e materiais
- Orçamento de Custo/Venda por Ordem
- Gestão de documental por Ordem
- Controlo de Estados por Ordem e Intervenção
- Gestão de Contratos (tarefas e materiais) de Cliente
- Alarmística por Ordem
- Ficha de Projeto
- Importação de KML e Excel da rede
- Visualização da rede em Google Maps
- Estrutura de rede configurável por tipo de projeto (Elemento, Cabo, Civil, Survey, Design, Ensaio entre outros)
- Gestão de estados de Rede/Elemento/Intervenção
- Controlo por tarefa ou UA
- Importação de Ordens via Email, FTP e Webservice
- Ficha de Ordem por Operador
- Integração de todos os dados disponíveis na API da E-Redes vJUMP
- Documentos PDF+TXT, ARP, CAO, MPM, PDC, APC
- Ficha de Ordem/Intervenção com informação E-Redes vJUMP

Gestão de Equipas
- Gestão e Constituição da Equipa, Funcionários, Equipamentos, Despesas, Custos Indiretos e margem
- Objetivos diários de produção
- Gestão de contratos (tarefas e materiais) por subempreiteiro
- Entidade, Armazém associado e indisponibilidades
Atribuição de Ordens
- Atribuição de Ordem/Intervenção a Equipas
- Pedidos de Materiais por Orçamento, manual ou Kanban
- Disponibilidade da Ordem imediata no Módulo de Parceiros e App Mobile
- Envio diário de Ordens/intervenções atribuídas para o responsável da equipa
- Atribuição de tipos de intervenção por Elemento
- Gestão de Autorizações por Elemento
- Gestão de elementos em impedimento
- Atribuição automática via Email, FTP e Webservice
- Aceitação data propostas via Webservice E-Redes
- Atribuição automática via Webservice E-Redes, Comercial, Manutenção, Construção e Avarias
Pré-Registo de Produção
- Inserção massiva de produção sem validação de stock
- Correção e envio para Registo de Produção
- Registo Automático de Produção via Webservice E-Redes
(Comercial, Manutenção, Construção e Avarias)
Registo de Produção
- Caracterização da Ordem (Informação da Ordem)
- Registo de Tarefas efetuadas manual ou via orçamento
- Registo de material consumido manual ou via orçamento
- Registo de mão-de-obra, equipamentos e outras despesas
- Capacidade de anexar documentos e fotos á intervenção
- Opção de Rejeição da Intervenção
- Check List opcional por intervenção
- Log de todas operações realizadas
- Envio diário da produção efetuada via correio eletrónico para o responsável
- Caracterização Projeto/Elemento
- Registo de Latitude e Longitude do Elemento
- Anexo obrigatório na intervenção de ensaio
- Colocação de uma intervenção em Impedimento
- Caracterização especifica de dados da Ordem (por operador)
- Gestão de Doas e Apeados
- Caracterização da Ordem/Intervenção E-Redes vJUMP
- Visualização de dados inseridos na mobilidade da E-Redes
Tarefas, materiais, números de serie e lotes
Validação de Produção
- Visualização da produção e anexos (fotos)
- Possibilidade de adicionar/alterar e apagar tarefas e materiais
- Possibilidade de rejeição ou validação de Produção por parte do BackOffice
- Log de todas operações realizadas
- Validação de Produção por parte do Supervisor
- Validação do Cadastro
- Aceitação de Cliente
- Regras de Validação (por operador)
- Comunicação de consumos para SAP (Vodafone)
- Regras de Validação (Comercial, Manutenção, Construção e Avarias)
- Contestação de Ordem, envio de orçamento por email
- Comunicação Fim de Obra via Webservice E-Redes
Fecho Mês – Produção
- Fecho de Produção por Cliente
- Resumo de tarefas executadas, materiais consumidos, mão-de-obra e equipamentos (valorizado e quantificado)
- Possibilidade de registo de linhas manuais
- Gestão de Avenças
- Documento de produção e custo de subcontratos
- Ficha de Ponto Mão de Obra e Ficha Utilização de Equipamentos
- Custo de materiais próprios
- Controlo por P.O. de Fornecedor (valor limite autorizado)
- Emissão de notas de encomenda/devolução a Parceiros
- Emissão de auto faturas e auto Notas de crédito a Parceiros
- Disponibilidade de Ficheiros SAFT-PT no Módulo Parceiros
- Receção de Fatura com conferência da Nota de encomenda
- Receção de Notas de crédito com conferência da Nota de devolução
- Fecho de Produção por Cliente e/ou Projeto
- Controlo de Pagamento a Subempreiteiros por fase
Fases Construção | Cadastro | Aceitação - Integração automática de PDC/APC via Webservice E-Redes
- Emissão de notas de encomenda/devolução a Parceiros
Controlo de emissão de notas de encomenda se a ordem já faturada à E-Redes
Fecho Mês – Facturação
- Fecho de Faturação por Cliente
- Emissão de Auto para o cliente por Ordem
- Importação do detalhe da fatura do cliente via Excel
- Controlo de P.O. de Cliente (valor limite autorizado)
- Autos e Faturação ao Cliente
- Desvios de faturação em relação ao auto
- Emissão de Auto para o cliente – Projeto, elemento, tarefas, HP’s
- Integração automática de Autofaturação via Webservice E-Redes
Aplicação Mobile para receção de produtos e leitura de QRCode do SAP E-Redes
Mapas e Relatórios
- Análise de Custo | Produção | Faturação por Ordem
- Custo | Produção por Entidade e Equipa
- Custo | Objetivo de Produção por Equipa
- Analise dos diferentes tipos de custo por Ordem/Subunidade
- Mapas de Faturação e Produção mensais por Equipa Própria/Subempreiteiros
- Análise de produção Equipas Própria vs. Subempreiteiros
- Análise Custo vs Produção vs Faturação por Ordem
- Resultado agrupado e detalhado por Ordem
- Gráfico da rede com estados de cliente e de produção dos elementos
- Resumo da rede – visão produção e Cliente
- Análise por Projeto, Elemento e Item
- Análise de HP´s Construídas e Construídas com ensaio por Projeto
- Controlo de HP contratadas e disponibilizadas por Mês
- Análise de custo por HP
- Análise Custo vs Produção vs Faturação por Projeto
- Resultado agrupado e detalhado por projeto
Gestão de Armazéns
- Armazéns centrais e armazéns de equipas/subempreiteiros
- Stock mínimo, máximo e de reposição por família ou produto
- Localização de material por família ou produto
- Gestão de Materiais cliente e próprio
- Tipos de gestão de stock: normal, número de serie ou lote
- Tipos de fornecimento: normal, consignado ou consumível
- Valorização de custo por preço custo padrão ou preço de custo médio
Pedidos e Encomendas
- Pedidos de Material
- Encomendas
Movimentos Stock
- Entradas em stock, Transferência de Material para os armazéns das Equipas
- Consumos e estornos de materiais efetuados pelo registo de produção
- Devoluções de material a fornecedor/cliente e Inventários
- Saída de material para venda
- Documentos de transporte e documentos globais com comunicação á AT
- Consumos com referência a documento global com comunicação à AT
- Integração automática de movimentos de stock do SAP E-Redes
- Aplicação Mobile para receção de produtos e leitura de QRCode do SAP E-Redes
Faturação Logística
- Emissão de Fatura mensal de materiais transferidos para armazéns de subempreiteiros
- Emissão de Nota de crédito mensal de materiais devolvidos de armazéns de subempreiteiros
- Emissão de Nota de encomenda a fornecedor mensal, baseada no consumo (registo de produção)
- Emissão de Fatura de saídas para venda
Relatórios Logística
- Fecho de Stocks, Análise de stock e Custo médio à data
- Análise de movimentos (normal, seriados e lotes)
- Extrato de produto por Armazém (normal, seriados e lotes)
- Gestão de material em trânsito
- Stock em armazém (normal, seriados e lotes)
- Consumos/Estornos Pendentes (reservas em registo de produção)
- Alertas de stock de reposição via correio eletrónico
- Histórico de consumos por Ordem/Intervenção
- Mapa de existências
- Histórico de consumos por Projeto/Elemento
- Integração de posição de stock no sistema da E-Redes e listagens de comparação
O Portal parceiro é o backoffice das entidades que trabalham para a empresa, onde a informação apresentada está filtrada pela Entidade, neste módulo a entidade externa (subempreiteiro) em todas as opções, só visualiza a informação que lhe diz respeito.
Ex. Só visualiza os seus projetos/Ordens/intervenções, as suas equipas e produção, os movimentos e materiais que lhe estão assignados, bem como as suas notas de encomenda e Autofaturação.
Logística
- Pedidos de Material Manuais ou via Orçamento
- Pedidos Pendentes de Fornecimento
- Receção de Material (após a receção, o material fica disponível no stock)
- Consulta Stock em Armazém (material normal, seriado e por lote)
- Análise de todos os Movimentos efetuados no seu Armazém (entradas e consumos)
Projetos/Ordens/Intervenções
- Consulta de Projetos/Ordens/Intervenções atribuídos
- Consulta de documentos dos projetos/intervenções
- Consulta de documentos partilhados (instruções de trabalho, segurança etc.)
Registo de Produção
- Planeado – Lista de Tarefas e Materiais planeados para a intervenção
- Registo de Tarefas executadas (existentes no Contrato da Equipa)
- Registo de Materiais consumidos (existentes no Armazém da Equipa)
- Capacidade de Anexar fotos e documentos associados ao Projeto/Intervenção
- Fecho de Trabalho | Envio para Impedimento
- Possibilidade de alteração de produção, caso a produção seja rejeitada pelo BackOffice
Notas de Encomenda/Autofaturação
- Consulta de Notas de encomenda emitidas
- Aceitação de Autofaturação
- Ficheiro SAFT/PT com Autofaturas para ser inserido na AT
Mapas e Relatórios
- Mapas de Produção Diária/Semanal/Mensal por Equipa
- Mapa de Produção a Faturar (Obra em curso)
- Relatório de Intervenções não validadas e rejeitadas
- Analise de Fecho detalhada
- Analise de Notas de encomenda
- Análise de Autofaturação
BackOffice de apoio a mobilidade onde pode gerir a atribuição de Ordens/Projetos baseado em métricas e na disponibilidade das equipas.
Faça a visualização em mapa geográfico das equipas online com possibilidade de interação com as mesmas.
Técnicos (Funcionários ou colaboradores externos)
- Competências (tipos de serviço, Zona Geográfica e perfil de intervenção)
- Custo Valor Hora
- Entidade Associada
Constituição de Equipas
- Técnicos (Funcionários ou colaboradores externos)
- Viaturas e/ou equipamentos associados
- Despesas e % Custos Indiretos e % Margem
- Horário e Indisponibilidades da Equipa
- Custo diário e Objetivo de Produção diária
- Armazém, Contrato(tarefas) e Entidade associada á Equipa
- Configuração automática de competências das equipas
Projetos / Intervenções
- Categorização de Perfis da Intervenção
- Zona Geográfica
- Tipo de Intervenção (survey, design, fusões, cabo, civil etc.)
- Tipo de serviço baseado nas tarefas planeadas
- Custo diário e Objetivo de Produção diária
- Armazém, Contrato(tarefas) e Entidade associada á Equipa
- Configuração automática de competências das equipas
- Pedido de Materiais por Equipa/Projeto
Cockpit Operacional
- Mapa Geográfico de Intervenções a atribuir
- Atribuição e visualização por Cluster de Projeto/Intervenções
- Atribuição de intervenções na Agenda (diária/semanal/mensal) da Equipa
- Filtros de intervenções por perfil, tipo Intervenção, zona geográfica e prioridade
- Capacidade de atribuição de equipas por competência/perfil de Intervenção
- Criação de Rotas Geográficas por tipo de Perfil de Intervenção para Equipas, de modo a potenciar a produtividade das equipas
Acompanhamento e Controlo Online
- Dashboard de Geolocalização por Intervenção/Equipa em Tempo Real
- Cockpit Operacional de Equipas – visão geral da operação
- Simbologia por tipo de intervenção, prioridade e intervenção planeada, em execução e terminada
- Validação de produção (consulta das tarefas, materiais e anexos)
Gestão de Impedimentos/Pendências Abertas e Fechadas
- Seguimento da Pendência/impedimento
- Criação/associação de Intervenções para resolução do impedimento/pendência
- Controlo de impedimentos/Pendências em aberto
- Tipo de serviço baseado nas tarefas planeadas
- Custo diário e Objetivo de Produção diária
- Armazém, Contrato(tarefas) e Entidade associada á Equipa
- Configuração automática de competências das equipas
Ocorrências
- Seguimento de Ocorrências, atribuição de responsável
- Criação/associação de Intervenções para resolução da ocorrência
- Controlo de Ocorrências em aberto
Controlo de Registo de Ações por Técnico/Equipamento
- Mapa de Controlo diário por técnico das horas trabalhadas
- Envio para custeio do Projeto/Intervenção e informação para Salários
- Mapa de Controlo diário por Viatura/Equipamento das horas trabalhadas e Km efetuados, e envio para custeio do Projeto/intervenção
Mapas e Relatórios
- Mapa de Produção Tarefas/Materiais diário/semanal e Mensal por Equipa e Entidade
- Gestão de Objetivos Diário/Mensal
- Controle de Ações de Mobilidade das Equipas (possibilidade de exportação via excel ou webservice)
- Mapa de Analise de Entidade/Equipa
- Analise Custo/Proveito por Projecto
- Analise Obra em curso
A App foi desenvolvida em modo nativo(android) e tem a capacidade de trabalhar em modo offline e é disponibilizada em várias línguas.
O sistema verifica em todas as ações se tem conexão online(internet) ao servidor, de modo a efetuar o envio imediato da informação para o servidor, caso não tenha internet a ação é registada (internamente na base de dados do telemóvel) não havendo interrupção/lentidão na aplicação.
Estes dados serão enviados automaticamente em segundo plano quando exista conectividade internet, no entanto esta comunicação também poderá ser forçada manualmente, tendo o utilizador visibilidade da informação não sincronizada.
Constituição de Equipa e Registo de Ações
- Login único por Equipa, com controlo de dispositivo único por Equipa
- Constituição de Equipa Colaboradores e Equipamentos
- Registo de Ações, com finalidade de controlo de custo da intervenção
- Ficha de Ponto automática por todos os elementos da Equipa
- Ficha automática de Viaturas e Equipamentos em Horas e/ou Km
- A Informação no Controlo de Picagens é enviada para Centros de Custo e Salários
- Esta informação pode ser exportada para Excel e utilizada via webservice para integração em sistemas Externos
- Ações Registadas: Inicio/Fim Turno, Armazém, Viagem e Trabalho (entre outras, configurável)
Projetos/Intervenções
- Lista de Projetos/Intervenções atribuídos á Equipa para execução de trabalhos com data/hora (opcional)
- Consulta de Documentação (anexos, croquis) associada ao Projeto/Intervenção
- Mapa Geográfico de Projetos/intervenções planeados para a Equipa
- Mapa Geográfico de todos os Projetos/Intervenções atribuídos à Entidade da Equipa
- Intervenções com perfil adequado as competências da equipa, e “uberização” (tomar posse) da equipa
Logística
- Consulta de Stock do Armazém da Equipa
- Possibilidade de efetuar transferências de Armazém para outra equipa no terreno estas transferências são a 2 passos, exigem a confirmação da equipa destino
- Comunicação de guias de transporte à AT (Portugal)
- Fecho de Trabalho – Ok/NotOk e notas
Registo de Produção
- CheckList de Inicio de Trabalho (configurável)
- Planeado – Lista de Tarefas e Materiais planeados para a intervenção
- Registo de Materiais consumidos (existentes no armazém da Equipa)
- Registo de Impedimentos/Pendências encontradas
- Capacidade de Anexar fotos e documentos associados ao Projeto/Intervenção
- CheckList de Fim de Trabalho (configurável)
- Fecho de Trabalho – Ok/NotOk e notas
Registo de Ocorrências
- Tipificação da Ocorrência, Descrição, Anexos (Fotos) e Georreferenciação
- Na Gestão Operacional, gestão e seguimento da Ocorrência
- Gestão de pedido de Credencial
- Geração e emissão de Credencial
- Envio de ficheiros
- Gestão de Credenciais por acessos, cadastro e login
- Importação e anexo de ficheiros
- Informação de Conformidades e Não Conformidades
- Controlo de perfis e empreitadas por Credencial
- Recepção de notificações e alertas
- Configuração de Perfis Ativos
- Configuração de Empreitadas Ativas
- Configuração de Não Conformidades
A Gestão Comercial+ serve de apoio a todos os módulos específicos da Livesolutions, pois emite todos os documentos oficiais da empresa, faz parte do ERP Livesolutions que é certificado pela Autoridade Tributária.
Integra a Gestão de Custos/Proveitos, bem como a Gestão de Frota/Equipamento utilizados nos módulos específicos da Livesolutions.
Compras
- Requisições de Serviços e Pedidos de Material
- Pedidos de Orçamento
- Encomendas a Fornecedor
- Emissão de Documentos de Compra (Faturas, Faturas Simplificadas, Notas de Crédito)
- Recepção de AutoFaturação
- Conferência de documentos de compra
- Conversão/Importação de documentos
- Mapas, Análises e Dashboard de Compras
- Geração automática para a Contabilidade Livesolutions
Vendas
- Emissão de Documentos de Venda (Facturas, Vendas a Dinheiro, Notas de Crédito e de Débito)
- Preços e Descontos por Cliente, Família e Artigo
- Cálculo de Comissões de Venda por Vendedores, Famílias de Artigos
- Análises de Vendas por Cliente/Vendedor/Zona
- Processamento de Avenças
- Números de Série e Grelhas de Cores e Tamanhos
- Contas Correntes (Gestão de Pendentes de Clientes, Fornecedores e outros Devedores/Credores, Pagamentos, Recebimentos e Encontros de Contas, Liquidações Parciais, Análise de Pendentes agrupada e detalhada)
- Mapas, Análises e Dashboard de Vendas
- Geração automática para a Contabilidade Livesolutions
Tesouraria
- Tratamento de Contas Banco e Caixa
- Transferências entre Contas
- Gestão de Contas Diária/ Semanal/ Mensal
- Gestão de Movimentos Periódicos e Pré-datados
- Cheques pré-datados, Adiantamentos e Emissão de Talões de Depósito
- Reconciliação Bancária Extracto a Extracto
- Posição Bancária
- Gestão de Letras
Gestão de Custos/Proveitos
- Controlo de Custos por Unidade e Subunidade de Negócio
- Gestão de Planos de Custo Diretos, Indiretos e sem Afetação
- Gestão de Plano Produtivo
- Consulta de Extratos
- Controlo de Acumulados e Balancetes
- Mapas de Gestão
- Painel de Faturação
- Análise de Resultados
Integração automática com a Gestão Comercial+, Contabilidade e Recursos Humanos.
Integração com ERP´s externos
- Disponibilização de Webservices Leitura para integração com outrs ERP´s
- Disponibilização de Webservices Escrita para integração com o sistema Livesolutions
- Poderão ser desenvolvidos opções que utilizem webservices de leitura/escrita do ERP do Cliente
- Integrações com SAP, Navision, SAGE, PHC, Primavera e SAGE
Disponível em todos os módulos
- Importação de produtos/serviços entidades e movimentos via excel
- Todas as listagens configuráveis por utilizador (colunas, ordenação filtros, cubos)
- Exportação de todas as listas para Excel e PDF
- Emissão de todos os documentos configurável pelo utilizador
- Envio de Listagens e documentos via email
- Desenvolvido integralmente para Internet (browsers aconselhados Chrome, Edge FireFox e Safari)