Field Service & Workforce Management
Líderes na Gestão de Operações e Força de Trabalho no terreno, nas áreas de Telecomunicações, Energia e Serviços.
O Field Service da Livesolutions permite às empresas gerir a sua força de trabalho com mais eficiência, reduzindo custos e garantindo uma visão em tempo real de todas as operações da sua empresa.
A nossa solução permite controlar todas as fases das suas operações no terreno, projetos/ordens, documentação, orçamentação, planeamento, gestão de pendências, logística de materiais e equipamentos por equipa/entidade. Possibilita ainda a atribuição de equipas por rotas geográficas, uberização, registo de produção (checklist, tarefas, materiais e fotos), mobilidade e dashboards de execução em tempo real, validação produção, encomendas, faturação e controlo de custo/proveito por projeto/ordem. Tudo executado numa só plataforma e possibilita a integração com soluções e software de terceiros.
Integração automática de soluções de Field Services existentes no mercado das áreas de Telecomunicações (Construção FTTH e Rede Cliente / Móvel), Energia e Serviços.
E-Redes Distribuição (EDP), MEO, Vodafone, NOS, NOWO, DSTelecom, Portgás, Galp.
Controlo
- Logística de Materiais Próprios e de Cliente;
- Controlo Mão de Obra própria, Equipamentos e despesas;
- Gestão de Contratos de Cliente e Subempreiteiro;
- Autos de Produção/Encomendas e Faturação Cliente;
- Controlo de Custos e Faturação por Projeto/Ordem;
- Mapas, Relatórios e Gráficos de Controlo.
Produtividade
- Redução de Recursos, aumentando o Controlo da Operação;
- Atribuição e Planeamento com Soluções de Georeferenciação e possibilidade de “Uberização“;
- App Móvel para Registo de Produção;
- Dashboards de Execução em Tempo Real.
Integração
- Integração com soluções de Field Service existentes nas áreas de Telecomunicações, Energia e Serviços;
- Possibilita a fácil integração com soluções de Software externos.
Módulos
Projetos/Ordens
- Importação de Ordens via Excel;
- Ficha de Ordem/Intervenção;
- Tipos de Intervenção, Tipo de Ordem, Localização, Cliente;
- Gestão do contrato por Contrato ou Orçamento;
- Criação de Centro de custo de mão-de-obra e materiais;
- Orçamento de Custo/Venda por Ordem;
- Gestão de documental por Ordem;
- Controlo de Estados por Ordem e Intervenção;
- Gestão de Contratos (tarefas e materiais) de Cliente;
- Alarmística por Ordem;
- Ficha de Projeto;
- Importação de KML e Excel da rede;
- Visualização da rede em Google Maps;
- Estrutura de rede configurável por tipo de projeto (Elemento, Cabo, Civil, Survey, Design, Ensaio, entre outros);
- Gestão de estados de Rede/Elemento/Intervenção;
- Controlo por tarefa ou UA;
- Importação de Ordens via e-mail, FTP e Webservice;
- Ficha de Ordem por Operador;
- Integração de todos os dados disponíveis na API da E-Redes vJUMP;
- Documentos PDF+TXT, ARP, CAO, MPM, PDC, APC;
- Ficha de Ordem/Intervenção com informação E-Redes vJUMP.
Gestão de Equipas
- Gestão e Constituição da Equipa, Funcionários, Equipamentos, Despesas, Custos Indiretos e Margem;
- Objetivos diários de produção;
- Gestão de contratos (tarefas e materiais) por subempreiteiro;
- Entidade, armazém associado e indisponibilidades.
Atribuição de Ordens
- Atribuição de Ordem/Intervenção a Equipas;
- Pedidos de Materiais por Orçamento, Manual ou Kanban;
- Disponibilidade da Ordem imediata no Módulo de Parceiros e App Mobile;
- Envio diário de Ordens/intervenções atribuídas para o responsável da equipa;
- Atribuição de tipos de intervenção por Elemento;
- Gestão de Autorizações por Elemento;
- Gestão de elementos em impedimento;
- Atribuição automática via e-mail, FTP e Webservice;
- Aceitação data propostas via Webservice E-Redes;
- Atribuição automática via Webservice E-Redes, Comercial, Manutenção, Construção e Avarias.
Pré-Registo de Produção
- Inserção massiva de produção sem validação de stock;
- Correção e envio para Registo de Produção;
- Registo Automático de Produção via Webservice E-Redes;
(Comercial, Manutenção, Construção e Avarias)
Registo de Produção
- Caracterização da Ordem (Informação da Ordem);
- Registo de Tarefas efetuadas manual ou via orçamento;
- Registo de material consumido manual ou via orçamento;
- Registo de mão-de-obra, equipamentos e outras despesas;
- Capacidade de anexar documentos e fotos á intervenção;
- Opção de Rejeição da Intervenção;
- Check List opcional por intervenção;
- Log de todas operações realizadas;
- Envio diário da produção efetuada via correio eletrónico para o responsável;
- Caracterização Projeto/Elemento;
- Registo de Latitude e Longitude do Elemento;
- Anexo obrigatório na intervenção de ensaio;
- Colocação de uma intervenção em Impedimento;
- Caracterização especifica de dados da Ordem (por operador);
- Gestão de Doas e Apeados;
- Caracterização da Ordem/Intervenção E-Redes vJUMP;
- Visualização de dados inseridos na mobilidade da E-Redes;
Tarefas, materiais, números de serie e lotes.
Validação de Produção
- Visualização da produção e anexos (fotos);
- Possibilidade de adicionar/alterar e apagar tarefas e materiais;
- Possibilidade de rejeição ou validação de Produção por parte do BackOffice;
- Log de todas operações realizadas;
- Validação de Produção por parte do Supervisor;
- Validação do Cadastro;
- Aceitação de Cliente;
- Regras de Validação (por operador);
- Comunicação de consumos para SAP (Vodafone);
- Regras de Validação (Comercial, Manutenção, Construção e Avarias);
- Contestação de Ordem, envio de orçamento por e-mail;
- Comunicação Fim de Obra via Webservice E-Redes.
Fecho Mês – Produção
- Fecho de Produção por Cliente;
- Resumo de tarefas executadas, materiais consumidos, mão-de-obra e equipamentos (valorizado e quantificado);
- Possibilidade de registo de linhas manuais;
- Gestão de Avenças;
- Documento de produção e custo de subcontratos;
- Ficha de Ponto Mão de Obra e Ficha Utilização de Equipamentos;
- Custo de materiais próprios;
- Controlo por P.O. de Fornecedor (valor limite autorizado);
- Emissão de notas de encomenda/devolução a Parceiros;
- Emissão de auto faturas e auto Notas de crédito a Parceiros;
- Disponibilidade de Ficheiros SAFT-PT no Módulo Parceiros;
- Receção de Fatura com conferência da Nota de encomenda;
- Receção de Notas de crédito com conferência da Nota de devolução;
- Fecho de Produção por Cliente e/ou Projeto;
- Controlo de Pagamento a Subempreiteiros por fase;
Fases Construção | Cadastro | Aceitação; - Integração automática de PDC/APC via Webservice E-Redes;
- Emissão de notas de encomenda/devolução a Parceiros;
- Controlo de emissão de notas de encomenda se a ordem já faturada à E-Redes.
Fecho Mês – Faturação
- Fecho de Faturação por Cliente;
- Emissão de Auto para o cliente por Ordem;
- Importação do detalhe da fatura do cliente via Excel;
- Controlo de P.O. de Cliente (valor limite autorizado);
- Autos e Faturação ao Cliente;
- Desvios de faturação em relação ao auto;
- Emissão de Auto para o cliente – Projeto, elemento, tarefas, HP’s;
- Integração automática de Autofaturação via Webservice E-Redes;
- Aplicação Mobile para receção de produtos e leitura de QRCode do SAP E-Redes.
Mapas e Relatórios
- Análise de Custo | Produção | Faturação por Ordem;
- Custo | Produção por Entidade e Equipa;
- Custo | Objetivo de Produção por Equipa;
- Analise dos diferentes tipos de custo por Ordem/Subunidade;
- Mapas de Faturação e Produção mensais por Equipa Própria/Subempreiteiros;
- Análise de produção Equipas Própria vs. Subempreiteiros;
- Análise Custo vs Produção vs Faturação por Ordem;
- Resultado agrupado e detalhado por Ordem;
- Gráfico da rede com estados de cliente e de produção dos elementos;
- Resumo da rede – visão produção e Cliente;
- Análise por Projeto, Elemento e Item;
- Análise de HP´s Construídas e Construídas com ensaio por Projeto;
- Controlo de HP contratadas e disponibilizadas por Mês;
- Análise de custo por HP;
- Análise Custo vs Produção vs Faturação por Projeto;
- Resultado agrupado e detalhado por projeto.
Gestão de Armazéns
- Armazéns centrais e armazéns de equipas/subempreiteiros;
- Stock mínimo, máximo e de reposição por família ou produto;
- Localização de material por família ou produto;
- Gestão de Materiais cliente e próprio;
- Tipos de gestão de stock: normal, número de serie ou lote;
- Tipos de fornecimento: normal, consignado ou consumível;
- Valorização de custo por preço custo padrão ou preço de custo médio.
Pedidos e Encomendas
- Pedidos de Material;
- Encomendas.
Movimentos Stock
- Entradas em stock, Transferência de Material para os armazéns das Equipas;
- Consumos e estornos de materiais efetuados pelo registo de produção;
- Devoluções de material a fornecedor/cliente e Inventários;
- Saída de material para venda;
- Documentos de transporte e documentos globais com comunicação à AT;
- Consumos com referência a documento global com comunicação à AT;
- Integração automática de movimentos de stock do SAP E-Redes;
- Aplicação Mobile para receção de produtos e leitura de QRCode do SAP E-Redes.
Faturação Logística
- Emissão de Fatura mensal de materiais transferidos para armazéns de subempreiteiros;
- Emissão de Nota de crédito mensal de materiais devolvidos de armazéns de subempreiteiros;
- Emissão de Nota de encomenda a fornecedor mensal, baseada no consumo (registo de produção);
- Emissão de Fatura de saídas para venda.
Relatórios Logística
- Fecho de Stocks, Análise de stock e Custo médio à data;
- Análise de movimentos (normal, seriados e lotes);
- Extrato de produto por Armazém (normal, seriados e lotes);
- Gestão de material em trânsito;
- Stock em armazém (normal, seriados e lotes);
- Consumos/Estornos Pendentes (reservas em registo de produção);
- Alertas de stock de reposição via correio eletrónico;
- Histórico de consumos por Ordem/Intervenção;
- Mapa de existências;
- Histórico de consumos por Projeto/Elemento;
- Integração de posição de stock no sistema da E-Redes e listagens de comparação.
O Portal Parceiro é o Backoffice das entidades que trabalham para a empresa, onde a informação apresentada está filtrada pela Entidade. Neste módulo, a entidade externa (subempreiteiro), em todas as opções, só visualiza a informação que lhe diz respeito.
Exemplo: Só visualiza os seus Projetos/Ordens/Intervenções, as suas equipas e produção, os movimentos e materiais que lhe estão assignados, bem como as suas notas de encomenda e Autofaturação.
Logística
- Pedidos de Material Manuais ou via Orçamento;
- Pedidos Pendentes de Fornecimento;
- Receção de Material (após a receção, o material fica disponível no stock);
- Consulta Stock em Armazém (material normal, seriado e por lote);
- Análise de todos os Movimentos efetuados no seu Armazém (entradas e consumos).
Projetos/Ordens/Intervenções
- Consulta de Projetos/Ordens/Intervenções atribuídos;
- Consulta de documentos dos projetos/intervenções;
- Consulta de documentos partilhados (instruções de trabalho, segurança etc.).
Registo de Produção
- Planeado – Lista de Tarefas e Materiais planeados para a intervenção;
- Registo de Tarefas executadas (existentes no Contrato da Equipa);
- Registo de Materiais consumidos (existentes no Armazém da Equipa);
- Capacidade de Anexar fotos e documentos associados ao Projeto/Intervenção;
- Fecho de Trabalho | Envio para Impedimento;
- Possibilidade de alteração de produção, caso a produção seja rejeitada pelo BackOffice.
Notas de Encomenda/Autofaturação
- Consulta de Notas de encomenda emitidas;
- Aceitação de Autofaturação;
- Ficheiro SAFT/PT com Autofaturas para ser inserido na AT.
Mapas e Relatórios
- Mapas de Produção Diária/Semanal/Mensal por Equipa;
- Mapa de Produção a Faturar (Obra em curso);
- Relatório de Intervenções não validadas e rejeitadas;
- Analise de Fecho detalhada;
- Analise de Notas de encomenda;
- Análise de Autofaturação.
BackOffice de apoio à mobilidade onde pode gerir a atribuição de Ordens/Projetos baseado em métricas e na disponibilidade das equipas.
Faça a visualização em mapa geográfico das equipas online com possibilidade de interação com as mesmas.
Técnicos (Funcionários ou colaboradores externos)
- Competências (tipos de serviço, Zona Geográfica e perfil de intervenção);
- Custo Valor Hora;
- Entidade Associada.
Constituição de Equipas
- Técnicos (Funcionários ou colaboradores externos);
- Viaturas e/ou equipamentos associados;
- Despesas e % Custos Indiretos e % Margem;
- Horário e Indisponibilidades da Equipa;
- Custo diário e Objetivo de Produção diária;
- Armazém, Contrato(tarefas) e Entidade associada á Equipa;
- Configuração automática de competências das equipas.
Projetos / Intervenções
- Categorização de Perfis da Intervenção;
- Zona Geográfica;
- Tipo de Intervenção (survey, design, fusões, cabo, civil etc.);
- Tipo de serviço baseado nas tarefas planeadas;
- Custo diário e Objetivo de Produção diária;
- Armazém, Contrato(tarefas) e Entidade associada à equipa;
- Configuração automática de competências das equipas;
- Pedido de Materiais por Equipa/Projeto.
Cockpit Operacional
- Mapa Geográfico de Intervenções a atribuir;
- Atribuição e visualização por Cluster de Projeto/Intervenções;
- Atribuição de intervenções na Agenda (diária/semanal/mensal) da Equipa;
- Filtros de intervenções por perfil, tipo Intervenção, zona geográfica e prioridade;
- Capacidade de atribuição de equipas por competência/perfil de Intervenção;
- Criação de Rotas Geográficas por tipo de Perfil de Intervenção para Equipas, de modo a potenciar a produtividade das equipas.
Acompanhamento e Controlo Online
- Dashboard de Geolocalização por Intervenção/Equipa em Tempo Real;
- Cockpit Operacional de Equipas – visão geral da operação;
- Simbologia por tipo de intervenção, prioridade e intervenção planeada, em execução e terminada;
- Validação de produção (consulta das tarefas, materiais e anexos).
Gestão de Impedimentos/Pendências Abertas e Fechadas
- Seguimento da Pendência/impedimento;
- Criação/associação de Intervenções para resolução do impedimento/pendência;
- Controlo de impedimentos/Pendências em aberto;
- Tipo de serviço baseado nas tarefas planeadas;
- Custo diário e Objetivo de Produção diária;
- Armazém, Contrato (tarefas) e Entidade associada à Equipa;
- Configuração automática de competências das equipas;
Ocorrências
- Seguimento de Ocorrências, atribuição de responsável;
- Criação/associação de Intervenções para resolução da ocorrência;
- Controlo de Ocorrências em aberto.
Controlo de Registo de Ações por Técnico/Equipamento
- Mapa de Controlo diário por técnico das horas trabalhadas;
- Envio para custeio do Projeto/Intervenção e informação para Salários;
- Mapa de Controlo diário por Viatura/Equipamento das horas trabalhadas e Km efetuados, e envio para custeio do Projeto/intervenção.
Mapas e Relatórios
- Mapa de Produção Tarefas/Materiais diário/semanal e Mensal por Equipa e Entidade;
- Gestão de Objetivos Diário/Mensal;
- Controle de Ações de Mobilidade das Equipas (possibilidade de exportação via Excel ou webservice);
- Mapa de Analise de Entidade/Equipa;
- Analise Custo/Proveito por Projeto;
- Analise Obra em curso.
A App foi desenvolvida em modo nativo (android), tem a capacidade de trabalhar em modo offline e é disponibilizada em várias línguas.
O sistema verifica em todas as ações se tem conexão online (internet) ao servidor, de modo a efetuar o envio imediato da informação para o servidor. Caso não tenha internet a ação é registada (internamente na base de dados do telemóvel) não havendo interrupção/lentidão na aplicação.
Estes dados serão enviados automaticamente em segundo plano quando exista conectividade internet, no entanto esta comunicação também poderá ser forçada manualmente, tendo o utilizador visibilidade da informação não sincronizada.
Constituição de Equipa e Registo de Ações
- Login único por Equipa, com controlo de dispositivo único por Equipa;
- Constituição de Equipa Colaboradores e Equipamentos;
- Registo de Ações, com finalidade de controlo de custo da intervenção;
- Ficha de Ponto automática por todos os elementos da Equipa;
- Ficha automática de Viaturas e Equipamentos em Horas e/ou Km;
- A Informação no Controlo de Picagens é enviada para Centros de Custo e Salários;
- Esta informação pode ser exportada para Excel e utilizada via webservice para integração em sistemas Externos;
- Ações Registadas: Inicio/Fim Turno, Armazém, Viagem e Trabalho (entre outras, configurável).
Projetos/Intervenções
- Lista de Projetos/Intervenções atribuídos á Equipa para execução de trabalhos com data/hora (opcional);
- Consulta de Documentação (anexos, croquis) associada ao Projeto/Intervenção;
- Mapa Geográfico de Projetos/intervenções planeados para a Equipa;
- Mapa Geográfico de todos os Projetos/Intervenções atribuídos à Entidade da Equipa;
- Intervenções com perfil adequado as competências da equipa, e “uberização” (tomar posse) da equipa.
Logística
- Consulta de Stock do Armazém da Equipa;
- Possibilidade de efetuar transferências de Armazém para outra equipa no terreno estas transferências são a 2 passos, exigem a confirmação da equipa destino;
- Comunicação de guias de transporte à AT (Portugal);
- Fecho de Trabalho – Ok/NotOk e notas.
Registo de Produção
- CheckList de Inicio de Trabalho (configurável);
- Planeado – Lista de Tarefas e Materiais planeados para a intervenção;
- Registo de Materiais consumidos (existentes no armazém da Equipa);
- Registo de Impedimentos/Pendências encontradas;
- Capacidade de Anexar fotos e documentos associados ao Projeto/Intervenção;
- CheckList de Fim de Trabalho (configurável);
- Fecho de Trabalho – Ok/NotOk e notas.
Registo de Ocorrências
- Tipificação da Ocorrência, Descrição, Anexos (Fotos) e Georreferenciação;
- Na Gestão Operacional, gestão e seguimento da Ocorrência.
- Gestão de pedido de Credencial;
- Geração e emissão de Credencial;
- Envio de ficheiros;
- Gestão de Credenciais por acessos, cadastro e login;
- Importação e anexo de ficheiros;
- Informação de Conformidades e Não Conformidades;
- Controlo de perfis e empreitadas por Credencial;
- Recepção de notificações e alertas;
- Configuração de Perfis Ativos;
- Configuração de Empreitadas Ativas;
- Configuração de Não Conformidades.
A Gestão Comercial+ serve de apoio a todos os módulos específicos da Livesolutions, pois emite todos os documentos oficiais da empresa, faz parte do ERP Livesolutions que é certificado pela Autoridade Tributária.
Integra a Gestão de Custos/Proveitos, bem como a Gestão de Frota/Equipamento utilizados nos módulos específicos da Livesolutions.
Compras
- Requisições de Serviços e Pedidos de Material;
- Pedidos de Orçamento;
- Encomendas a Fornecedor;
- Emissão de Documentos de Compra (Faturas, Faturas Simplificadas, Notas de Crédito);
- Recepção de AutoFaturação;
- Conferência de documentos de compra;
- Conversão/Importação de documentos;
- Mapas, Análises e Dashboard de Compras;
- Geração automática para a Contabilidade Livesolutions;
Vendas
- Emissão de Documentos de Venda (Facturas, Vendas a Dinheiro, Notas de Crédito e de Débito);
- Preços e Descontos por Cliente, Família e Artigo;
- Cálculo de Comissões de Venda por Vendedores, Famílias de Artigos;
- Análises de Vendas por Cliente/Vendedor/Zona;
- Processamento de Avenças;
- Números de Série e Grelhas de Cores e Tamanhos;
- Contas Correntes (Gestão de Pendentes de Clientes, Fornecedores e outros Devedores/Credores, Pagamentos, Recebimentos e Encontros de Contas, Liquidações Parciais, Análise de Pendentes agrupada e detalhada);
- Mapas, Análises e Dashboard de Vendas;
- Geração automática para a Contabilidade Livesolutions.
Tesouraria
- Tratamento de Contas Banco e Caixa;
- Transferências entre Contas;
- Gestão de Contas Diária/ Semanal/ Mensal;
- Gestão de Movimentos Periódicos e Pré-datados;
- Cheques pré-datados, Adiantamentos e Emissão de Talões de Depósito;
- Reconciliação Bancária Extrato a Extrato;
- Posição Bancária;
- Gestão de Letras.
Gestão de Custos/Proveitos
- Controlo de Custos por Unidade e Subunidade de Negócio;
- Gestão de Planos de Custo Diretos, Indiretos e sem Afetação;
- Gestão de Plano Produtivo;
- Consulta de Extratos;
- Controlo de Acumulados e Balancetes;
- Mapas de Gestão;
- Painel de Faturação;
- Análise de Resultados.
Integração automática com a Gestão Comercial+, Contabilidade e Recursos Humanos.
Integração com ERP´s externos
- Disponibilização de Webservices Leitura para integração com outrs ERP´s;
- Disponibilização de Webservices Escrita para integração com o sistema Livesolutions;
- Poderão ser desenvolvidos opções que utilizem webservices de leitura/escrita do ERP do Cliente;
- Integrações com SAP, Navision, SAGE, PHC, Primavera e SAGE.
Disponível em todos os módulos
- Importação de produtos/serviços entidades e movimentos via Excel;
- Todas as listagens configuráveis por utilizador (colunas, ordenação filtros, cubos);
- Exportação de todas as listas para Excel e PDF;
- Emissão de todos os documentos configurável pelo utilizador;
- Envio de Listagens e documentos via e-mail;
- Desenvolvido integralmente para Internet (browsers aconselhados Chrome, Edge FireFox e Safari).